Pediatra pra que te quero

só quero alguém que me examine com respeito e carinho, mãe!

só quero alguém que me examine com respeito e carinho, mãe!

Se tem um conselho que gostaria de ter recebido na gravidez, seria esse: ESCOLHA O PEDIATRA O QUANTO ANTES.

Isso mesmo…o pediatra. E em letras maiúsculas.

Confesso que cheguei a ler na época sobre escolher um pediatra ainda na gestação, mas achei balela. “Ah, o bebê vai nascer saudável! Para fazer só puericultura, eu vejo depois um do plano e pertinho de casa” Mais equivocada só se eu dissesse que faria a escolha com olhinhos fechados jogando um dado pra cima. Porque escolher alguém do livrinho do plano é quase isso: um jogo de azar. Com a diferença que é da saúde dos nossos filhos que estamos falando.

Quando a Carolina nasceu, ela nasceu ótima. Seu Apgar foi excelente, seu tipo sanguíneo é igual ao meu (o que diminui a chance de incompatibilidade sensivelmente), ela mamava direitinho (assim eu pensava na época) e tivemos alta em 2 dias. O problema é que ela ficou laranja como uma cenoura e tive que procurar o pediatra para uma primeira consulta mais cedo do que precisaria normalmente (5 dias). Sem idéias de quem consultar, tentei ligar para os do livro e todos só tinham consulta para dali a um mês, dois… mesmo eu explicando que era um bebezinho recém nascido. Daí vocês já sentem a dificuldade. Como escolher um desses para o SEU pediatra? E se seu filho ficar doente? Vai esperar um mês ou dois até a consulta? Bom senso em falta no mercado,…

Acabei levando na pediatra que foi do meu marido. O problema? Era por ordem de chegada. Daí você chega com seu bebê de 4 DIAS e tem mais de 20 crianças tossindo, com sei lá mais o que e recém nascido não tem preferência. Difícil novamente…

Resolvi tentar mais uma do plano e conseguimos marcar para dali a uma semana. Fiquei até animadinha. Ao chegar, a mulher era UMA GROSSA de marca maior. Não olhou na nossa cara, ignorou a mão estendida do meu marido que queria cumprimentá-la, disse que bodies de bebês deixam o bebê aleijado por mau formação de quadril, disse que minha filha não podia usar a mantinha que tinha ganhado da avó e eu disse adeus, né? Vai ser doida bem longe de mim!

O terceiro pediatra marquei para uma clínica até famosa aqui de Jundiaí. Era um senhor de idade, nos atendeu bem, examinou direitinho minha filha. Gostamos dele. Maaaaaas…teve um dia que a Carolina vomitou e veio sangue. Fiquei apavorada e liguei para o consultório. A secretária disse que não podia chamá-lo pois ele não estava lá nesse dia e que não tinha outro telefone e nem celular para atender. Perguntou por que eu queria falar com ele. Na dúvida entre chamá-la de enxerida e resolver o problema, contei o que me preocupava e ela, do alto da sua formação de “secretária de pediatra” disse que eu tinha que levar para a emergência.

A quarta pediatra era homeopata, simpática, consulta longuíssima, ouvia tudo, examinava com carinho. Maaaas (e parece que sempre tem um mas na história) era particular (até aí tudo bem, já tinha me conformado a pagar para ter um atendimento decente) e seu remédio homeopático não resolveu em nada o problema que estava na época que era a falta a de sono da Carolina. Além disso, um agravante: em uma noite particularmente difícil a Carolina chorava sem parar como se eu estivesse tatuando com agulha quente nela e eu tentei ligar para seu celular, era umas 22h. Ela não atendeu. Fiquei tentando por meia hora sem sucesso. Eu quero alguém com quem eu possa contar, poxa! Não adianta ser fofa, cor de rosa, dra Unicórnio e não atender o celular. Desculpaê!

O quinto pediatra: resolvi partir para a agressividade. Pesquisei no google “melhor pediatra”. Juro que fiz isso! Momento mamãe desesperada total! Cheguei no Dr Leonardo Posternak. Ele é um pediatra argentino que tem mais de 40 anos de pediatria, tem formação psicanalista também, é colunista de Pais e Filhos, criador do Instituto da Família e…UM AMOR. Não tenho outras palavras para descrevê-lo. O acolhimento que encontrei em suas consultas é o mesmo de um consultório de psicólogo mesmo. Ele ouve, examina com carinho, interage delicadamente com os bebês, tira dúvidas, ameniza culpas, debate a rotina, dá receitas de alimentação. E te manda ligar se alguma coisa der errado. Desconfiada, liguei uma vez que a Carolina tinha caído da cama as 8h da manhã de um sábado. E ELE ATENDEU. Assim como me atendeu quando ela teve laringite e infeção intestinal. E deu-me orientações por telefone, me acalmou… A consulta é barata? Não. Mas vale cada centavo.

Eu sinceramente penso que se a pessoa não quer dar o celular ela não pode ser pediatra e nem cardiologista. Também acho que um bom pediatra tem que ter uma boa interação com o bebê e com a mãe. Tem que ter carinho, compreensão, apoio. Por isso entendo também que é um trabalho exaustivo e que deve ser bem cobrado. Sorry, vocês provavelmente não acharão um bom pediatra de convênio pois não tem como ter bom atendimento em 15 minutos! Puericultura precisa de confiança e de conversa e isso demanda tempo.

Então penso que para você não passar perrengue DEPOIs que seu bebê nascer, pesquise ainda na gravidez. Vá em uma consulta, pergunte sobre pontos que você tem dúvidas (amamentação, vacinas, puericultura) e veja se as opiniões do médico bate com as suas. Porque tem isso também, tem aquele pediatra que sua amiga ama de paixão e você vai e odeia. Tem que ver se rola uma empatia. E não deixe de perguntar também se ele fornece celular e se atende o celular em dias não úteis. Melhor você perder tempo rodando consultórios ainda barriguda do que com um bebezinho nervoso e chorão na cadeirinha do carro. Juro pra vocês.

2 comentários sobre “Pediatra pra que te quero

  1. Olá!! Tudo bem?? Sempre acompanho o seu blog e nunca comentei por aki, mas queria dizer que gosto muito de acompanha-lo!!! =) Obrigada pela dica do pediatra, pesquisei sobre ele e parece ser muito bom mesmo, porém não consegui os dados do consultório dele! Você teria o telefone e o endereço dele para fornecer, por favor? muito obrigada!!! bjos!!!

Deixe um comentário

